Aplicar em curto ou longo prazo?


Qual o tipo de aplicação mais rentável, a de curto prazo ou de longo prazo? No curto prazo o que é necessário para iniciar um investimento?


A rentabilidade depende fundamentalmente da maneira como o investidor administra seus investimentos de 'curto prazo' já que, no longo prazo, quem manda  é o mercado.

Investimentos de longo prazo podem dar bons retornos. Estamos falando de métodos de investimentos como o 'Buy & Hold' desde que se escolha o mercado certo. O problema é justamente 'escolher o mercado certo', problema que dá origem a inúmeras falácias de investimento. Se olharmos o passado em um período mais longo de tempo  (até 2010 ou antes, por exemplo) alguém que tivesse entrado em posições no topo do Ibovespa, certamente não estaria concordando muito com essa afirmação.

Mas para alguém que tivesse entrado em 1994, haveria pleno acordo. O problema é que não há acordo entre os investidores no que se refere a 'longo prazo'. Isso é uma questão de foro íntimo. Há investidores que gostam de colocar dinheiro em aplicações e tentar ver se vai multiplicar por 10 daqui a 20 anos ou 30 anos.  Esse pode ser um horizonte de tempo muito longo para compensar, pois muito antes disso 'poderemos estar todos mortos'. 

Por outro lado, no 'longo prazo' é preciso dizer que há uma grande chance de a estratégia dar certo, pois todos os investidores de uma forma ou de outra - no longo prazo - esperam que um ativo suba, e ele acaba subindo (seja por correções da própria economia). O problema é que existem exceções à regra, como no caso da GM que chegou a voltar ao mesmo nível de preço dos anos 50... De qualquer forma, o que sobra dessas ponderações é que não existe nada certo em se tratando de investimentos financeiros. Tudo é volátil, inexistem certezas.

Já no 'curto prazo', a única maneira de se ter algum rendimento é através da adoção de normas rígidas de operação e estratégias de investimento. Não é fácil fazer dinheiro crescer no curto prazo. É preciso acertar o 'timing' do mercado, coisa que bons sistemas automatizados podem fazer.  Psicologicamente é muito difícil ter sucesso sem auxílio de automatização.

Embora difícil, investimentos de curto prazo - do tipo executado por traders - parecem ser o único processo que está mais imune a grandes risco já que, a princípio, acertando-se o timing - saímos e entramos em posições onde existem ainda perdas, mas tais são consideravelmente reduzidas se temos uma boa estratégia e executamos normas de gerenciamento de risco.

Há, portanto, um caminho a ser seguido que não permite mudanças repentinas e aleatórias nos procedimentos usados no mercado. O melhor, nesse sentido, é sempre usar de uma mesma estratégia que conte com ajustes necessários para lidar com as frequentes mudanças de mercado. Se o mercado muda, nós devemos nos adaptar conforme a adoção da estratégia escolhida e testada, que deverá ser seguida de forma rigorosa enquanto durarem essas condições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fazendo gráficos de candles no Excel

Forsfund: apresentação, motivação e resultados

Livro: Investindo com o MS Excel no Mercado de Ações