A disciplina do investidor
Tudo na vida exige disciplina. Em particular com investimentos financeiros, a disciplina na execução dos negócios, em seguir um esquema previamente estabelecido - o que poderíamos chamar de tática de ação - é fundamental para o sucesso. Além disso, quais são outros requisitos do sucesso? De forma sumária podemos citar:
- Auto-confiança: saber que você pode aprender a verdade e aplicar seu conhecimento para sua própria realização em qualquer coisa na vida;
- Auto-motivação e compromisso: capacidade e desejo de dedicar tempo e esforço em aprender a fazer trades;
- Independência intelectual: capacidade de pensar por si, diante dos fatos tais como são e diante de opiniões contrárias;
- Honestidade pessoal: compromisso total em lidar apenas com a verdade a respeito de si, do mercado e de suas decisões;
- Paixão pelo que faz: a maior rentabilidade só vem por paixão pelo trabalho pessoal, não pelo dinheiro ou fama dele advindas.
Na verdade, se dedicar à área de investimentos financeiros pessoais não difere de uma atividade de 'ganha pão' diário: os retornos não são consistentes. Por isso, a disciplina é fundamental para que os retornos reais sejam consistentes. Uma pessoa educada e bem treinada sabe que tem que se esforçar todos os dias (com disciplina) para poder fazer jus ao salário (não é só uma questão de trabalhar). Para isso, ela tem obrigações que correspondem ao direito de receber o salário.
No mercado temos algo parecido. A maior obrigação que podemos ter para com o mercado - a fim de fazermos jus ao direito do lucro - é justamente a DISCIPLINA no acompanhamento e a utilização de sistema de preservação de capital (na sua forma mais simples, o uso de ordens do tipo 'stop loss').
Qualquer procedimento diferente disso, sem ordem ou método de acompanhamento, faz a atividade de investimento em bolsa se parecer mais com loteria ou jogo com cartas de baralho, uma vez que é impossível prever o futuro. Nesses casos, a possibilidade de crescimento de capital fica seriamente prejudicada.
Comentários
Postar um comentário