Princípios para modelagem de mercado


"A única razão para que haja dinheiro no mercado é que outros investidores colocaram dinheiro lá. O dinheiro que você quer ganhar no mercado pertence a outras pessoas que não tem nenhum interesse em entregá-lo a você". (Alexander Elder, 'Trading for a Living")

Para se desenhar ou programar um sistema de investimento (qualquer que seja ele, pode ser uma estratégia, um software, etc), é preciso ter uma boa noção do mercado. Alguns elementos gerais que nos permitem descrever o mercado são:
  1. O mercado nada mais é do que vasto conglomerado de pessoas. Dessa forma, o mercado NÃO é aquela massa de números coloridos que enchem telas de sites de cotação de corretoras, também não é aquele conjunto de gráficos estranhos contendo caminhos erráticos de ações;
  2. Essas pessoas têm objetivos, esperanças, limitações, vícios e principalmente, ilusões;
  3. De forma mais básica, a interação entre esses indivíduos se dá através do preço, pois ele é a única coisa que está disponível publicamente (além de outros parâmetros tais como a quantidade, volume, etc);
  4. Dessa forma, o mercado de ações é semelhante a um gigantesco jogo: as fichas ou cartas são os ativos financeiros (chamados de 'ações');
  5. Do ponto de vista operacional, o mercado 'acontece' pela interação à distância e por via eletrônica entre milhares de pessoas;
  6. No mercado acionário (também chamado de 'mercado à vista'), ganhos (ou perdas) ocorrem por conta da variação no preço de ativos;
  7. Em toda e qualquer 'operação' no mercado, há de se considerar que estamos diante de um jogo de 'soma negativa'. 
De todos os princípios, o mais importante é o #6, pois ele está diretamente relacionado a como se pode ganhar ou perder dinheiro. Embora ocorram ganhos por conta de outras operações relacionadas diretamente ao ativo, como é o caso da distribuição de renda por meio de dividendos, está claro que a imensa maioria dos 'players' do mercado pretende ter lucros com base na variação dos preços, seja a curto, médio ou longo prazo ou conforme a atuação 'bullish' ou 'bearish' de suas estratégias. 
    Quanto a #2: esses fatores 'psicológicos' contribuem em grande parte para o caráter 'irracional' do mercado. A aleatoriedade se dá por conta da imprevisibilidade de comportamento de uma grande massa de investidores (de diversos tipos e que operam no mercado em tempos totalmente diferentes). Se o mercado tem comportamento 'estocástico' (i. e., aleatório), então é preciso usar métodos estatísticos para se lidar com ele. Isso é algo tão importante que investidores que disponham de sistemas com recursos estatísticos tem grandes vantagens frente àqueles que não tem. Num mercado em forte competição, tais ferramentas tornam-se muito importantes.
       
    Explicando o princípio #7: A quantidade de recursos financeiros 'líquidos' que é colocada em um determinado momento é reduzida no momento seguinte à execução de uma operação por conta da ocorrência de taxas de administração e impostos. Essas taxas e impostos fazem com que existam 'ganhadores sem risco' no mercado. A noção de 'ganhadores sem risco' fará sentido quando discutirmos a questão da relação fundamental 'risco-retorno' que deve ser compreendida muito bem (e que faz parte dos princípios importantes para se ter uma boa plataforma estratégica de investimentos).

    Em um próximo post, pela importância do tema, falaremos sobre o princípio #5 que está fortemente relacionado com os diversos tipos de risco associados a uma operação no mercado. Também veremos como é possível usar esses princípios em uma estratégia automática de operações no mercado, ainda que simples. 

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